10 anos de Instituto Movere РUma organiza̤̣o que transforma vidas
7 de maio de 2014 - Vera Perino

Vera Lucia Perino Barbosa, Dra. em Ciências da Saúde

Ao celebrar 10 anos de Instituto Movere, faço uma retrospectiva de seus resultados, acertos, erros, desafios e oportunidades.

Criado em 2004, o Instituto Movere tinha uma missão desafiadora, prevenir e tratar a obesidade em crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Missão desafiadora que pude acompanhar e participar com mais de 3000 atendimentos de crianças, adolescentes e famílias, e capacitação de mais de 1000 profissionais da área de saúde e afins que hoje atendem a mesma demanda em suas comunidades, impactando um número também expressivo de crianças e adolescentes.

Os projetos realizados pelo Movere impactaram parâmetros importantes na saúde das crianças, adolescentes e suas famílias, refletindo para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, e na mudança comportamental, um dos pilares para o tratamento.

Os excelentes resultados do Movere não se limitaram aos atendidos, eles ultrapassaram as portas da instituição e ganharam o mundo, sendo divulgados em importantes congressos nacionais e internacionais, por meio de premiações e organizações, entre eles, o Programa Crescer, da Pepsico do Brasil que ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil, Prêmio Saúde, Prêmio Betinho, ILSI e BrazilFoundation.

Meus esforços valeram à pena. O Movere foi um divisor de águas em minha vida. Acreditava que estava transformando a vida das pessoas, mas não percebi que no processo também estava transformando a minha. E toda transformação, mesmo com suas dificuldades é acompanhada de méritos, e assim fui agraciada e tive o privilegio de receber uma indicação como empreendedora social para rede Ashoka, no qual hoje faço parte, uma rede que acredita que pode mudar o mundo.

Meu desejo era de que o trabalho do Movere durasse para sempre. Como fazer isto? Como garantir a continuidade deste sonho? Com estes questionamentos em mente, mais uma vez mergulhei no mundo do empreendedorismo, com a ajuda da Artemisia Negócios Sociais, criamos um empreendimento visando sustentabilidade e impacto social com parte dos lucros reinvestidos nos projetos sociais.

Em 10 anos de acertos, erros, desafios e oportunidades, posso dizer com propriedade, que o sucesso exigiu determinação, coragem e paixão. E o melhor de tudo foi ter a oportunidade de compartilhar este sonho, com muitas pessoas, estagiários, investidores, parceiros, colaboradores e voluntários, que cresceram com a entidade e hoje carregam a semente do Movere. Destas sementes germinaram publicações científicas, dissertações de mestrado, doutorados, capítulos de livro e até mesmo o meu livro.

Com tanta coisa para celebrar resolvemos comemorar estes 10 anos do Movere, de cara nova, ou melhor, de site novo, desenvolvido por um destes colaboradores citados anteriormente, Douglas Silvério Maria, que conseguiu sintetizar visualmente todo o trabalho realizado pela entidade. Obrigada de coração pelo seu empenho e amizade.

Não posso deixar de agradecer também a todos que direta e indiretamente fizeram parte da nossa história, porque nada se consegue sozinho. Gostaria de citar aqui todos os nomes, mas a lista é grande, e tenho medo de esquecer alguém e ser injusta. Sendo assim quero que cada um de vocês ao ler este texto, e que participaram da nossa história, sinta-se abraçado bem forte e receba meu muito obrigado por participarem deste meu sonho.

Vera Lucia Perino Barbosa
Presidente do Instituto Movere

Uma ideia sobre “10 anos de Instituto Movere – Uma organização que transforma vidas
  • Douglas Silvério Maria

    Olá Vera!

    Ler o seu texto me fez refletir sobre o rumo de nossas vidas. E, seu significado.
    Acredito que todos nós alguma vez nos vemos numa vida sem sentido. Vivendo um dia após o outro. Você é um exemplo do contrário, pois transformar vidas não é uma tarefa fácil, e você consegue. Admiro o trabalho do Instituto Movere, justamente por ter acompanhado sua trajetória desde início.
    Obrigado pela oportunidade, pois participar dessa equipe me faz sentir parte, mesmo que pequenina, dessa mudança no mundo.

    Forte abraço,
    Douglas

Deixe um comentário