Palavra da Presidente sobre o Encontro Movere
23 de julho de 2007 - Ivo Mortani

Nas últimas décadas, o aumento da prevalência da obesidade em nível mundial tem colocado esse fator de risco como um dos maiores problemas de saúde pública da humanidade. De acordo com as mais recentes estimativas globais da OMS, mais de dois bilhões de pessoas acima de 15 anos de idade apresentam excesso de peso e, dentre esse, há 400 milhões de obesos. Alem, disso, as projeções futuras para o ano de 2025 indicam que o aumento mundial do número de pessoas adultas com excesso de peso e obesidade aumentará para 3 bilhões e 700 milhões, respectivamente. (VIGITEL, 2006)

Baseado nesses dados e em estudos científicos referendados, o Instituto Movere de Ações Comunitárias em parceria com Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deu início a implementação do projeto “Melhoria na qualidade de vida em crianças e adolescentes obesos de baixa renda”, selecionado entre os 10 melhores projetos do Brasil pela Pepsico para compor o Programa Crescer.

Atualmente, no Instituto Movere, são atendidas 120 crianças e adolescentes e suas famílias. São realizados, trimestralmente, por criança, 93 atendimentos. A replicação do projeto para aproximadamente 1.000 alunos de uma escola municipal veio confirmar e fortalecer os ideais que nortearam a criação do Instituto Movere de Ações Comunitárias. Os resultados alcançados juntamente com os últimos dados da pesquisa do IBGE fazem do projeto um agente transformador com potencial de mobilização e integração comunitária promovendo a mudança de hábitos e estilo de vida para uma melhor qualidade de vida.

Para fortalecer ainda mais os ideais do Instituto, foi realizado no mês de Junho o Primeiro Encontro Movere de Prevenção da Obesidade Infanto-juvenil, onde aproveitamos também para destacar o primeiro ano da Lei da Obesidade Infantil, do Verador Ushitaro Kamia.

O encontro foi um sucesso. As quase 5.000 pessoas que lá estiveram ao longo do dia puderam, além de se divertir, participar de diversas atividades relacionadas à saúde e ao bem estar.

Porém todo o evento só pode acontecer pela importante colaboração de autoridades e colaboradores:

Autoridades:
Vereador Ushitaro Kamia e assessoria
Assessoria do Vereador José Américo Dias
Assessoria do Deputado Vicente Cândido
Vereador Claudinho de Souza e assessoria
Geraldo Salvador de Souza (CMDCA)
Antonio Quiaretto – Subprefeitura da Casa Verde
(Cachoeirinha, Santana, Tucuruvi, Jaçanã e Tremembé)
SP Turismo

Colaboradores:
Coordenação do Horto Florestal
Equipe do Instituto Movere
Voluntários da Uniban

Mais uma vez gostaria de agradecer a participação de todos, pois somente com esse trabalho conjunto entre os grupos organizados da população, instituições públicas e privadas vamos poder oferecer a população oportunidades cada vez maiores a programas que incluam atividades físicas regulares e reeducação alimentar, melhorando as condições de saúde das crianças e adolescentes como direito que assiste a qualquer cidadão.

Vera Lúcia Perino Barbosa
Presidente do Instituto Movere de Ações Comunitárias

Mais colaboradores do Encontro Movere:

ADJ
Promover educação em diabetes para seus portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade, favorecendo qualidade de vida.
www.adj.org.br

APOS
A APOS é uma associação sem fins lucrativos e tem como objetivo principal a conscientização da população brasileira sobre a existência da doença, seu diagnóstico e tratamento, além da busca da melhora da qualidade de vida dos portadores de Olho Seco, através da informação e educação.

Nossa Missão está em educar e informar os portadores, seus familiares e amigos, os profissionais de saúde e a sociedade, em geral, conscientizando-os sobre a natureza e os tratamentos do olho seco. Também é nossa missão, promover suporte, divulgar o olho seco, eliminar o preconceito e discriminação.
www.apos.org.br

Instituto Butantan
O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública.
www.butantan.gov.br

Microlins
A Microlins é uma rede de franquias de escolas profissionalizantes atuante em todo o Brasil, com mais de 700 unidades estando entre as 10 maiores franqueadoras do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em suas unidades, a Microlins oferece mais de 40 opções de cursos profissionalizantes nas áreas de rotinas administrativas, informática, atendimento, vendas, turismo, idiomas além de palestras e cursos específicos no inovador sistema Telepresencial, conhecido como Profsat.
www.microlins.com.br

Mundo Verde
www.mundoverde.com.br

Papelaria Aliança
Endereço: Praça Prof. Francisco D’ Áurea, 01 – B – Cep: 02710-010 – Bairro do Limão – SP – Tel: (11) 3858-3103
www.aliancapapelaria.com.br

Deixe um comentário