Novos dados do Projeto Escola
1 de fevereiro de 2007 - Ivo Mortani

O programa desenvolvido pelo Instituto Movere de Ações Comunitárias que atende crianças e adolescentes de baixa renda desde 2004, no tratamento e prevenção da obesidade, teve um reforço sem precedentes em 2006, a replicação do projeto em uma escola pública onde aproximadamente 1.000 alunos da 1ª a 8ª séries foram atendidos juntamente com suas famílias.

Foram realizados testes de porcentagem de gordura, medidas, coleta de sangue para medir colesterol e glicemia além de questionários sobre consumo e hábitos alimentares, atividade física e custos familiares.

Os alunos que apresentaram alteração nos exames de colesterol e glicemia foram encaminhados para atendimento no posto de saúde mais próximo. Todos os alunos participaram de atividades de prevenção, alimentação saudável e atividades físicas, trabalho este estendido aos familiares e às merendeiras. Toda Coordenadoria e corpo docente da escola foram capacitados para complementar o programa dentro das atividades pedagógicas.

“Somos uma das primeiras instituições a realizar uma intervenção nesse nível em escola pública e temos como meta atingir nos próximos anos 44 escolas que já estão na nossa lista de espera. A replicação do projeto veio confirmar e fortalecer os ideais que nortearam a criação do Instituto Movere de Ações Comunitárias”, diz a doutoranda na área de ciências da saúde Vera Lucia Perino Barbosa. Autora do livro “Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência – Exercício, Nutrição e Psicologia”.

Abaixo confira algumas fotos do Projeto Escola:

Deixe um comentário