Instituto Movere muda sede para Arthur Alvim
15 de janeiro de 2010 - Ivo Mortani

Com o objetivo de estar mais perto da comunidade, o Instituto Movere muda sua sede para a Associação de Moradores do Bairro de Arthur Alvim e amplia seu projeto para atingir mais crianças obesas, com sobrepeso e de baixa renda.

O cenário é reflexo principalmente do processo de transição nutricional do País. Estabelece-se, desta forma, um antagonismo de tendências temporais entre desnutrição e obesidade. Esta tendência se explica justamente pela baixa escolaridade, vida sedentária e alimentação inadequada verificada numa população com informação limitada, sem condições adequadas para desenvolver atividades físicas e que consome os alimentos mais ricos em gordura e açúcar por serem mais baratos. Estas práticas alimentares ainda são determinadas por influências culturais, pelo modo de vida, pela introdução de novos alimentos através da mídia, entre outros.

Para isso, envolverá toda a comunidade e contará com a participação das empresas locais e outros parceiros para que o maior número de crianças seja alcançado. O Instituto também estará buscando parcerias com os membros do bairro para realizarem reforma na Associação e equiparem o espaço para oferecerem as melhores condições de atendimento do público-alvo.

Outra iniciativa conquistada foi à aprovação do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) do projeto Passos que Salvam – Uma abordagem Focada na Saúde e Baseada em Família (que já pode receber incentivo fiscal). O programa tem a intenção de promover educação nutricional, aumento da atividade física e mudança de comportamento, às famílias em situação de risco social, cujos filhos estão com sobrepeso ou obesos. 

Além disso, espera também este ano dar andamento ao Projeto Esgrima que tem como objetivo proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental uma atividade pedagógica não só física, como também intelectual, usando a Esgrima como um instrumento multidisciplinar para desenvolver atitudes e habilidades complementares aos objetivos educacionais contidos no currículo da instituição. Este projeto também já pode receber incentivo fiscal pelas empresas.

Segundo Vera Lúcia Perino Barbosa, Presidente do Instituto Movere, “estou muito determinada a conquistar mais este grande desafio. Como morei neste bairro durante muitos anos, conheço boa parte dos membros da comunidade e espero  que me ajudem a realizar mais este sonho”.

Entre as conquistas do Instituto Movere no ano de 2009, estão, ampliação das parcerias com as empresas, realização do curso de aperfeiçoamento em obesidade infantil voltado para profissionais da área de saúde, participação na 23ª corrida Infanto-Juvenil na Virada Esportiva, realizada pela Corpore, promoção do passeio das crianças à Serra do Mar, segunda edição da Festa Junina, I oficina culinária entre parceiros e a I edição do Workshop “Compartilhar para se ter mais Saúde” na Fecomércio.

Desde a sua fundação, em 2004, o Instituto Movere já atendeu 1400 crianças em seus projetos,” Prevenção e tratamento de comorbidades e melhoria da qualidade de vida em crianças e adolescentes obesos de baixa renda” e no “ Projeto de prevenção e tratamento da obesidade em Crianças e adolescentes na escola”.

Deixe um comentário