Instituto Movere em ação com o Projeto Quixote
6 de abril de 2009 - Ivo Mortani

Com o intuito de incentivar ações lúdicas para as 100 crianças atendidas pelo Instituto Movere, a instituição teve a iniciativa de disponibilizar um espaço para que os jovens do Projeto Quixote, ONG que desde 1996 atende crianças, jovens e famílias em complexas situações de risco social por meio de atendimento clínico, pedagógico e social integrados, pudessem desenvolver uma arte dentro da instituição.

A iniciativa tem o objetivo de ensinar este público a ter habilidade com grafite e também gerar mais integração com outros jovens e com a equipe multidisciplinar da instituição. O objetivo é valorizar o grafite como uma referência cultural a fim de incentivar as crianças e jovens do Instituto a participarem de uma oficina desta arte. Dessa forma, este público desenvolverá habilidade com grafite e também gerará mais integração com outros jovens do Projeto Quixote e com a equipe multidisciplinar da instituição.

Segundo Rodrigo Neves Bonfim, da Agência Quixote Spray Arte “atualmente, realizamos o projeto Graffiti Comunidade, que oferece em parceria serviços de graffite para entidades públicas, sem fins lucrativos”. Após essa fase, o Instituto pretende captar recursos para que todos os jovens do instituto possam participar da ação e ampliar a iniciativa para uma parceria que beneficie ambas as instituições.

Temos a intenção de oportunizar às crianças e aos jovens de baixa renda acesso a uma arte alternativa. Além disso, é uma forma de inclusão social, pois temos o objetivo de integrar os públicos das duas organizações não-governamentais, a fim de que saibam lidar com as diferenças, sejam elas de saúde como sociais.

Criado em 2004, o Instituto Movere é uma organização não-governamental, com uma missão desafiadora: prevenir e combater a obesidade em crianças e adolescentes de baixa renda.

Atualmente, o Instituto Movere atende 56 crianças e adolescentes bem como a suas famílias. Ao longo destes anos, já foram atendidas mais de 1000 crianças. A ONG conta com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), pelo qual, qualquer contribuinte, seja pessoa física, seja jurídica, pode doar uma determinada parcela do Imposto de Renda para ser destinada a diversos projetos. Inclusive esse valor doado pode ser deduzido na declaração do Imposto de Renda, tendo a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares.

Hoje, o Instituto Movere recebe o investimento social de empresas como Eletropaulo, Laboratório Fleury e Marsh, que contribuem diretamente ou por meio de incentivo fiscal, utilizando o FUMCAD.

O Projeto Quixote é uma ONG ligada à Universidade Federal de São Paulo que atua a 13 anos no atendimento a crianças, jovens e famílias em situações de risco social, apostando na arte, educação e saúde como formas de transformação da história destas pessoas.

Referência no terceiro setor, já atendeu cerca de 6 mil jovens e recebeu importantes prêmios como o da Fundação Abrinq, Itaú-Unicef, Folha de São Paulo e Trip Transformadores. Desde 2000 o Quixote, através da Agência Quixote Spray Arte, oferece serviços de graffiti às empresas, decoradores e interessados na arte, já tendo em seu portfólio clientes como as Casas Bahia, Banco Real, Hotel Comfort e Restaurante Brasserie Paulista.

A Agência Quixote é uma agência sem fins lucrativos e tem como objetivo o desenvolvimento da cidadania de jovens em situação de risco, através de um programa de educação para o trabalho vinculado a atividades relacionadas ao grafite.

Deixe um comentário