Ganho de peso nas férias
3 de julho de 2014 - Vera Perino

Vera Lucia Perino Barbosa, Dra. em Ciências da Saúde

As férias tão esperadas pelas crianças e adolescentes se tornam um pesadelo para os profissionais que trabalham com a obesidade infantil. Todo o trabalho realizado durante o ano letivo muitas vezes é totalmente perdido nas férias.

Estudo realizado pelo Research Center at Baylor College of Medicine mostrou que crianças ganham peso durante as férias de verão, no entanto, durante o ano letivo elas perdem peso. A pesquisa foi incluída em uma edição recente no Journal of School Health, na qual foi observado que todas as crianças ganham peso durante as férias, no entanto o ganho de peso é mais significativo entre as crianças com sobrepeso e obesidade.

Criança e videogame

Existem várias explicações possíveis para o ganho de peso durante as ferias em comparação com o ano letivo. Uma delas segundo a autora do estudo é que a escola proporciona mais estrutura e as crianças não tem acesso ilimitado à comida durante o dia. Já no período de férias provavelmente elas tem maior acesso aos alimentos ao longo do dia, e também deixam de realizar atividade física, e assumem um comportamento mais sedentário, ficam mais em frente à TV e horas em frente ao computador.

A pesquisadora aponta que deve ser dada mais atenção na alimentação e atividade física no período das férias, e que esta atenção não dever ser somente para aquelas crianças que estão com sobrepeso ou obesa, e sim para todas, assim prevenindo a obesidade.

No Instituto Movere as férias para as crianças e adolescentes sempre são bem vindas, porém não posso deixar de concordar que se deva ter maior atenção com alimentação e a atividade física. O que foi observado nas crianças atendidas no Movere, é que a falta de rotina nas férias, leva ao consumo excessivo de alimentos e a falta de atividade física.

Considerando o estudo realizado e o que observamos no Movere elaboramos um material com recomendações e sugestões nas áreas da nutrição e atividade física, para ser entregue aos pais antes do inicio das férias.

Com esta metodologia conseguimos resultados significativos, das 94 crianças e adolescentes atendidos, 60% mantiveram o peso e 40% tiveram um ganho de peso bem menor comparado com o grupo que não recebeu o material das recomendações.

Sendo assim, verificamos com o estudo citado e os resultados observados pelo Movere, a importância da manutenção de certas rotinas para crianças e adolescentes, adaptadas para o período de férias, ajudando assim na prevenção da obesidade.

Deixe um comentário