Curso de Aperfeiçoamento em Obesidade Infanto-juvenil
3 de junho de 2008 - Ivo Mortani

O Instituto Movere de Ações Comunitárias este ano inovou mais uma vez, iniciando o seu I Curso em Obesidade Infanto-juvenil. O curso teve início no dia 10/05/2008.

O curso está voltado a ampliar os conhecimentos e habilidades dos profissionais na assistência à saúde dos adolescentes e jovens obesos, ampliando seu conhecimento nos temas: crescimento e desenvolvimento, conseqüências e problemas clínicos, princípios e prescrição da atividade física e nutrição comportamental, que devem interagir através de um enfoque interdisciplinar evitando-se visões fragmentadas, apenas de cada especialidade e/ou disciplina.

A idéia é informar alunos e profissionais sobre o que há de mais recente e significativo nas áreas de nutrição, educação física, psicologia médica – assuntos correntes em universidades e instituições de pesquisa. Segundo a Presidente do Instituto Movere, Vera Lúcia Perino Barbosa, a realização do curso mostra que o Instituto quer ser muito mais que um núcleo voltado a prevenir e tratar a obesidade. “É nosso propósito consolidar o Instituto Movere também como um centro de estudos, respeitando a abordagem interdisciplinar, ou seja, contemplando todos os assuntos e aspectos relacionados à qualidade de vida”, destaca.

A programação do dia 10/05/08 foi conduzida por um corpo docente que reuniu profissionais de renome nacional, como o Vice Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Geraldo Salvador de Souza, que ministrou palestra sobre a importância do CMDCA e do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. O Sr. Celso Pegoraro da Receita Federal que ministrou palestra sobre Educação Fiscal, contamos também com a ilustre presença do Dr. Ricardo Augusto Yamasaki, advogado Dirigente e Assessor Legislativo da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, que deu continuidade ao assunto sobre o Estatuo da Criança e do Adolescente. Profa. Drd. Vera Lúcia Perino Barbosa, Presidente do Instituto Movere de Ações Comunitárias e Autora do livro “Prevenção da Obesidade na Infância e na adolescência exercício, nutrição e psicologia encerrou os trabalhos.

Confira algumas imagens do curso:

MAIS SOBRE O CURSO

O curso “Aperfeiçoamento em Obesidade Infanto Juvenil”, será coordenado pela Profa. Vera Lúcia Perino Barbosa, doutoranda em Ciências da Saúde e autora do livro “Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência” – exercício, nutrição e psicologia. E pelo Dr. Osmar Monte – professor e coordenador do Departamento de Fisiologia e Endocrinologia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Reunirá também profissionais de diferentes áreas de atuação: Dra. Cristiane Kochi, especialista em nutrologia pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Psicólogo clínico Ted Feder Especialista em Terapia Familiar e Individual Sistêmica Breve, para a atuação e intervenção profissional nos contextos: Familiar, Escolar, Comunidade, Instituições de caráter Publico e Privado; Prof. Raul Santo – Professor Mestre e Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo, Professor de Anatomia e Fisiologia Humana e do exercício na Escola de Educação Física da Polícia Militar; Professor de Fisiologia do Exercício na Universidade Católica de Goiás (PUC); Prof. Ronaldo Mattar – Licenciatura em Educação Física – Universidade de São Paulo – USP (1993), Pós- Graduação em Fisiologia do Exercício – Universidade Federal de São Paulo – Unifesp – Escola Paulista de Medicina; Prof. Marcos Simões Carvalho – graduação em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Universidade de São Paulo, USP; Profa. Luciana Eduardo da Silva – Fisioterapeuta efetiva do Serviço Público do Município de Osasco, Mestre em Reabilitação pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, Especialista em Reumatologia pela UNIFESP e Especialista em RPG e Hidroterapia e Pilates Nova Postura, entre outros renomados convidados.

DATA E HORÁRIO

O Curso de Aperfeiçoamento em Obesidade Infanto – Juvenil, terá inicio no dia 10/05/08, aos sábados, das 9:00 horas às 12:00 horas e das 13:00 horas às 17:00 horas.

Módulo I – Aspectos Gerais da Obesidade.
De 10/05/08 a 07/06/08 – Carga Horária: 32 Horas/Aula

Módulo II – Causas e Conseqüências da obesidade Infantil
De 14/06/08 a 05/07/08 – Carga Horária: 32 Horas/Aula

Módulo III – Prevenção e tratamento da obesidade infantil.
De 12/07/08 a 02/08/08 – Carga Horária: 32 Horas/Aula

Módulo IV – Experiência do IMAC e abordagem da metodologia utilizada.
De 09/08/08 a 23/08/08 – Carga Horária: 24 Horas/Aula

Ao final do Aperfeiçoamento, os alunos receberão certificado e o conteúdo programático em CD. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (11) 5572-0397 ou pela Internet no site www.institutomovere.org.br no link Cursos e Eventos. Mais informações e a programação do curso podem ser obtidas no site www.institutomovere.com.br.

NOVO LOCAL

Rua Afonso Celso, 671/711 – Vila Mariana.
(próximo a estação Santa Cruz do Metrô)
UNIFAI – Sala 401 Bloco 2

Convênio com estacionamento local.

INVESTIMENTO SOCIAL

FLEURY | MARSH

Parceiros e Colaboradores

FUMCAD | CMDCA | TBW | SMPP

Deixe um comentário