Atendimento gratuitos para gestantes adolescentes, sobre alimentação, atividade física e comportamento
15 de maio de 2013 - Ivo Mortani

Com o objetivo de transmitir conhecimento por meio de ações de prevenção e proteção para não reincidência da gravidez na adolescência, o Instituto Movere abre vagas para gestantes, entre 12 e 17 anos.

O projeto “Alimentando Esperanças” consiste em um programa de educação nutricional, incentivo ao aleitamento materno, exercícios físicos, psicoterapia de grupo, acompanhamento de indicadores clínicos como avaliações antropométricas e de consumo alimentar, além de psicológicas e posturais e também oficinas de artesanato para geração de renda a fim de promover uma gestação saudável, qualidade de vida e saúde da adolescente e de seu filho.

Para a gestante que se inscrever na iniciativa, terá benefícios, como menor ganho de peso e adiposidade materna, diminuição do risco de diabetes e de complicações obstétricas, menor risco de parto prematuro e de duração da fase ativa do parto, redução da hospitalização e da incidência de cesárea e melhora na capacidade física.

Além disso, o programa proporciona: benefícios psicológicos e sociais, como melhora autoimagem, na autoestima e na sensação de bem estar; diminuição da sensação de isolamento social, da ansiedade e do estresse e do risco de depressão.

Segundo Vera Lúcia Perino Barbosa, Presidente do Instituto Movere, “o programa promove melhora da capacidade funcional, do peso corporal e do bem-estar geral da gestante. Sabemos que a gestação está incluída na lista dos fatores clássicos desencadeantes da obesidade. E o início ou manutenção da obesidade nesta fase está associado a inúmeros riscos maternos e fetais que podem desencadear problemas como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia. Pesquisas mostram que o risco é seis vezes maior de complicações quando as gestantes são obesas”.

Gratuito, o projeto tem como prioridade atender gestantes que estão entre 12ª semana e a 16ª semana. Se não houver preenchimento das vagas, poderemos atender as futuras mães com diferentes períodos gestacionais. São 25 vagas para este semestre e mais 25 para o segundo semestre. As atividades serão realizadas duas vezes por semana no período da tarde.

As atividades incluem as oficinas de artesanato, com o objetivo de geração de renda. Elas serão compostas por ensinamento de técnicas, permitindo o desenvolvimento da criatividade de cada gestante. Também serão abordados temas de administração básica relacionados às oficinas como custos de materiais, mão de obra, tempo de produção, aproveitamento de materiais e lucro.

“O projeto é importante, pois estará atendendo jovens de baixa renda que não tem condições de pagar por um tratamento como este que inclui atendimento com nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo”, explica Vera.

Para inscrições, as gestantes devem entrar em contato pelo telefone 11 27412374.

Deixe um comentário