Alimentando Esperanças

Período

Março de 2013 a Fevereiro de 2014

Financiador

Fundo Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente – FUMCAD

Parceiros

Panco e Odontoprev

Objetivo

Oferecer atendimento com equipe interdisciplinar às gestantes adolescentes com intuito de promover qualidade de vida para ela e para o bebê e a não reincidência da gravidez nesta faixa etária.

Ações

Triagem; avaliações físicas (antropometria e composição corporal), psicológica e do consumo alimentar; palestras  e psicoterapia em grupo, exercícios físicos, palestras de reeducação alimentar; oficinas culinárias; oficinas de artesanato e acompanhamento do ganho de peso. 

Resultados

Promoção dos atendimentos; melhora da qualidade de vida e educação promoção de educação para não reincidia de gravidez na faixa etária atendida.

Público 

Foram atendidos 34 gestantes adolescentes  com idade entre 12 a 17 anos. 

Foto0320.jpg2013-07-18 16.43.03.jpg2013-08-29 15.17.49.jpg

Resultados: Promoção dos atendimentos; melhora da qualidade de vida e educação promoção de educação para não reincidia de gravidez na faixa etária atendida.

Foram promovidos  atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia, atividade física e artesanato para as gestantes adolescentes.

As oficinas de artesanato propiciaram conhecimento para usar com fonte de renda, interação , lazer e criatividade.

As gestantes tiveram ganho de peso adequado para cada caso.

Na qualidade de vida, o exercício físico contribuiu para minimizar dores nos membros inferiores e articulações. Além disso promoveram relaxamento, melhora da consciência corporal e maior confiança para a realização das atividades da rotina diária.  A pressão arterial se manteve dentro da normalidade. 

Para as gestantes a psicoterapia foi de grande valia no conhecer e se “reconhecer” e o mais relevante foi saber que uma forma de aliviar a insegurança é dividir suas emoções com alguém em quem confie. Houve relatos de que muitas das informações foram importantes para ajudá-las nos primeiros cuidados com o bebê.

Gráfico 1 – Percentual de gestantes com consumo adequado de frutas, legumes e verduras no início e no final da intervenção

Resultados
Promoção dos atendimentos; melhora da qualidade de vida e educação promoção de educação para não reincidia de gravidez na faixa etária atendida.

Gráfico 2 – Percentual de gestantes com elevado consumo de alimentos prejudiciais na gestação no início e final da intervenção

Gráfico 3 – Percentual de gestantes com consumo adequado de vitaminas e minerais no início e final da intervenção

 

 

Veja outros projetos