A Tecnologia a Favor da Comunicação na Reabilitação Motora

Dezembro de 2015 a Novembro de 2016. 

Período

Financiador

Fundo Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente – FUMCAD

Parceiros

Odontoprev

Objetivo

Proporcionar inclusão social e digital de crianças e adolescentes no tratamento da deficiência motora como a prevenção das doenças associadas.

Ações

Matrícula; anamnese; aplicação de testes e questionários; intervenção com orientações de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicologia. 

Resultados

Melhora da postura, mobilidade, função manual, fala, comunicação, hábitos alimentares e psicossociais, independência.

Público 

Foram atendidos 30 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com deficiência motora e limitações de comunicação.

Houve redução de posturas viciosas, diminuição de atos motores inadequados e consolidação e geração de novas funções manuais em 100% das crianças. Cada paciente foi visto em sua individualidade e dificuldade, focando em seu grau de cognição, motor e postural, que foram corrigidas e adaptadas conforme as sessões foram realizadas. 

Ao final do projeto 100% dos participantes passaram a fazer uso do tablet e o software de comunicação alternativa como meio alternativo e/ou suplementar às dificuldades de comunicação, cada um de forma individualizada. Além da melhora na comunicação, o uso desse recurso foi acompanhado de melhora na postura, mobilidade, função manual, fala, hábitos alimentares e psicossociais e independência. 

Foram promovidas habilidades motoras, cognitivas e fala em 100% das crianças. As atividades desenvolvidas favoreceram a melhora da atenção visual, a aquisição linguística e a utilização de recurso de alta tecnologia como mediador em atividades dirigidas e espontâneas de comunicação, além de experimentar contextos comunicativos, favorecendo a aprendizagem cognitiva e linguística.

Veja outros projetos