Uma vez que as células de gordura são formadas você pode se livrar delas?
24 de agosto de 2017 - Vera Perino

De acordo com uma matéria do Blog Well do The New York Times, o número de células de gordura no corpo de uma pessoa parece ser capaz de mudar em apenas uma direção: para cima. O número de células gordas aumenta ao longo da infância e adolescência e geralmente se estabiliza na idade adulta.

Mas isso não significa que as células de gordura, ou adipócitos, estejam estagnadas. O tamanho das células de gordura individuais é notavelmente variável, expandindo-se e contraindo com ganho de peso ou perda de peso. E, como acontece com a maioria dos tipos de células no corpo, os adipócitos morrem eventualmente.

“Normalmente, quando os adipócitos morrem, eles são substituídos por novas células de gordura”, disse o Dr. Michael Jensen, um pesquisador de endocrinologista e obesidade na Mayo Clinic. A morte e a produção celular parecem estar estreitamente acopladas, então, embora cerca de 10 por cento dos adipócitos morram a cada ano, eles são substituídos na mesma taxa.

Mesmo entre os pacientes com cirurgia bariátrica, que podem perder quantidades maciças de peso, o número de células de gordura tende a permanecer o mesmo, embora as células diminuam de tamanho, mostram estudos.

A lipoaspiração reduz o número de células de gordura no corpo de uma pessoa, mas estudos mostram que o peso perdido geralmente é recuperado dentro de um ano. Não se sabe se esta recuperação ocorre através da produção de novas células de gordura ou expansão das existentes.

As pessoas que são obesas tendem a ter mais células de gordura do que as que não são, e vários estudos encontraram um aumento no número de células de gordura com o peso recuperado após a perda de peso.

O fato de que o número de células de gordura pode ser aumentado, mas não diminuiu, provavelmente contribui para a movimentação do organismo em recuperar peso após a perda de peso, disse a Dra. Kirsty L. Spalding, bióloga celular do Instituto Karolinska na Suécia e principal autora do estudo, mostrando que as células de gordura morrem e são substituídas. Além de seu papel no armazenamento de gordura, os adipócitos secretam proteínas e hormônios que afetam o metabolismo energético.

“Após a perda de peso, os adipócitos tornam-se menores, geralmente menores que os de pessoas como mesmo “IMC”, disse a Dra. Spalding. Uma hipótese é que essas células menores podem enviar sinais para aumentar o armazenamento de apetite e gordura, o que poderia ajudar a explicar por que a perda de peso é tão difícil de manter, embora ainda seja necessária muita pesquisa.

Fonte: https://well.blogs.nytimes.com/2017/02/17/are-fat-cells-forever/