Aperfei̤oamento em Obesidade Infantil РJornada SIM
12 de setembro de 2013 - Ivo Mortani

O curso está voltado a ampliar os conhecimentos e habilidades dos profissionais na assistência à saúde e educação das crianças adolescentes e suas famílias, ampliando seu conhecimento nos temas: consequências e problemas clínicos decorrentes da doença obesidade, atividade física e saúde, avaliação antropométrica e da composição corporal desvios nutricionais, alimentação saudável, aspectos comportamentais; que devem interagir através de um enfoque interdisciplinar evitando-se visões fragmentadas, apenas de cada especialidade e/ou disciplina.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

O curso será baseado em aulas teórico-expositivas e práticas, utilizando-se de recursos audiovisuais, divididos em três módulos descritos a seguir:

I Módulo

8hs teóricas onde serão abordados, discussões de casos e os seguintes temas:

Aspectos Gerais da Obesidade

Epidemia da Obesidade na Infância e Adolescência

  • O que é obesidade?
  • Definição e propostas atuais da classificação da obesidade;
  • Principais conferências internacionais que direcionem as políticas nacionais e internacionais de saúde e apresentação de estatísticas.

Causas e Conseqüências da obesidade Infantil

Tema extremamente importante, pois trata dos sinais, sintomas e diagnóstico aos quais os profissionais devem estar atentos.

  • Desvios Nutricionais;
  • Fatores psicológicos;
  • Sedentarismo;
  • Doenças relacionadas: diabetes, dislipidemias, deficiências físicas, mentais, hormonais, e outras.

Prevenção e tratamento da obesidade infantil

Serão abordadas as várias formas de prevenção e tratamento.

  • Alimentação Saudável;
  • Higiene e Manipulação dos alimentos;
  • Aptidão Física relacionada à Saúde;
  • Avaliação Antropométrica e da Composição Corporal ( diagnóstico );
  • Benefícios dos Alimentos Funcionais na Infância;
  • Aspectos Psicológicos e Comportamentais.

II Módulo

8hs práticas onde serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Dinâmica de grupo com a psicóloga;
  • Atividades na quadra poliesportiva;
  • Cozinha experimental;
  • Avaliações.

III Módulo

8hs práticas onde serão desenvolvidas as seguintes atividades:

  • Elaboração do projeto;
  • Analise dos projetos;
  • Entrega de certificados.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O curso visa transmitir aos profissionais da área de saúde e educação, os conceitos sobre: diagnóstico e prevenção da obesidade e suas consequências, o estado de saúde presente e com projeção futura da criança obesa, sensibilizando a mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância do tema. Nesse aspecto, ressaltam-se os cuidados nutricionais a serem adotados visando preservar o crescimento e o desenvolvimento adequado a idade, orientar as atividades físicas a serem adotadas, respeitando a capacidade física e a individualidade de cada criança e adolescentes, e por final a partir da utilização dos conhecimentos adquiridos, aplicar o método do Movere, hoje considerado ideal às condições brasileiras.

OBJETIVOS

  • Sensibilizar os profissionais quanto à maneira ideal de abordar as crianças;
  • Permitir ao profissional desenvolver capacidades teórico-práticas de entender o funcionamento básico do organismo e as conseqüências da obesidade na saúde e na expectativa de vida;
  • Compreender o processo de crescimento e desenvolvimento adequado durante a infância e a adolescência;
  • Ampliar os conhecimentos e habilidades técnicas dos profissionais ligados à saúde, ao assistir crianças;
  • Proporcionar a realização de ações intersetoriais no enfrentamento de problemas voltados à questão da obesidade;
  • Promover a atenção integral à saúde de crianças e jovens que requeiram a atenção de profissionais de disciplinas diversas, os quais deverão interagir;
  • Contribuir para a prevenção dos fatores de riscos causados pela obesidade;
  • Contribuir para o aumento do percentual de crianças e adolescentes que passem a adotar hábitos e estilos de vida mais saudáveis.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os profissionais deverão realizar as medidas e avaliações das crianças e adolescentes da sua Instituição possibilitando o diagnóstico da obesidade infantil e inserir em um banco de dados para monitoramento. Para propagação dos ensinamentos deverão ser elaborados projetos que atendam a demanda da comunidade dentro da sua área da atuação. Ao final do curso será enviado o certificado de conclusão via e-mail.

Público alvo

Nutricionistas, Professores de Educação Física, Psicólogos, Médicos, Biomédicos, Fisioterapeutas, Fisiologistas, Farmacêuticos, Enfermeiras, Educadores, RH de empresas.

Data e horário

26/10/13 das 9h00 as 17h30
27/10/13 das 9h00 as 17h30

As inscrições estão encerradas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas preenchendo os dados abaixo:

Valor do Investimento:
R$ 300,00

Pagamento via depósito bancário:

Agência: 1479
Conta Poupança: 1014441-8
Banco: Bradesco (237)
CNPJ: 06284677/0001-85

Enviar comprovante de pagamento para:
info@institutomovere.org.br

Local
Instituto Movere – Rua Afonso Porto, 326, Arthur Alvim, São Paulo, SP.  Uma região estritamente comercial, com muitos bancos e comércios em geral. Confira no mapa como chegar via metrô.


Exibir mapa ampliado

Coordenadora do curso e Palestrante:

Prof Dra. Vera Lúcia Perino Barbosa – Graduada em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo. Especialização em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestre em Ciências na Saúde pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP e Doutora em Ciências na Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Organizadora e coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento para profissionais da área da saúde e educação na prevenção da obesidade infanto-juvenil e das Jornadas SIM – Sensibilizar, Informar e Mobilizar contra a Obesidade Infantil. Consultora na área de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil. Presidente do Instituto Movere de Ações Comunitárias – Primeira OSCIP que desenvolve projeto interdisciplinar com crianças e adolescentes de baixa renda com sobrepeso e obesos. Autora – Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência – Editora Manole – 2 ed. Revisada e Ampliada 2008. Empreendedora Social Rede Ashoka.

4 ideias sobre “Aperfeiçoamento em Obesidade Infantil – Jornada SIM
  • Chris Ferreira

    Parabéns pelo EVENTO!
    Sigo vocês sempre através da Internet.
    Sou de Campinas e estou divulgando pelo meu mural do face e de um Grupo do face que Administro: Dicas Qualidade de Vida. Sucesso!!!

  • ivo Autor do post

    Muito Obrigado ; )
    Agradeço por acompanhar nosso trabalho e pela divulgação.
    Obrigado pela força e muuuito sucesso para você também!

  • Elizabete A.dos Santos

    Boa noite! Participei do curso nesse final de semana e com certeza posso afirmar que foi o melhor curso que eu já participei! Não foi cansativo, o tema foi tratado de maneira dinâmica. Não foi como em alguns cursos em que ficamos horas sentados e não absorvemos nada. Assim como a Dra. Vera disse no primeiro dia, realmente foi um bate-papo. Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho maravilhoso que vocês fazem, fiquei encantada desde o primeiro dia. O tema do curso e o trabalho de vocês é de grande importâcia para sociedade, especialmente para as pessoas de baixa renda. Tenho certeza que vocês colherão ainda muito mais frutos das ações de vocês, pois merecem. E nota-se de longe o quanto fazem por amor e a inicitaiva de promover um curso dessa magnitude gratuito já nos mostra isso. Pessoas assim, nos dão mais ânimo para continuar nessa luta! Divulgarei e já estou divulgando o trabalho de vocês! Com certeza isso tudo precisa ser compartilhado!
    Um grande abraço!
    Elizabete A.dos Santos

  • ivo Autor do post

    Oi Elizabete, obrigado pelo feedback e pelo carinho, ficamos muito felizes com o seu comentário elogiando o trabalho realizado no curso de Aperfeiçoamento em Obesidade. Agradeço em nome de toda equipe! Um grande abraço para você também e uma ótima semana!

Deixe um comentário