Obesidade e diabetes – O que devo saber?
14 de agosto de 2017 - Vera Perino

Pesquisa realizada pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC). Living with Diabetes, mostrou que o impacto da diabetes vai além da hiperglicemia crônica. O diabetes é a principal causa de cegueira (retinopatia diabética), doenças renais do estágio final (nefropatia diabética) e amputações não traumáticas das extremidades inferiores (neuropatia diabética) em adultos. As pessoas com diabetes também são duas a quatro vezes mais propensas a sofrer complicações cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

A Diabetes e suas complicações relacionadas resultam em mais de 200.000 mortes cada ano, tornando a diabetes uma das principais causas de mortalidade nos EUA. Em 2012, o NIH relatou uma estimativa de 29,1 milhões de americanos (9,3% da população) que vivem com diabetes. Destes, cerca de 8,1 milhões de pessoas desconheciam que tinham a doença.

E porque estamos falando sobre isto? Porque seu peso pode estar relacionado com a diabetes tipo 2.

Existem muitos fatores de risco para diabetes tipo 2, como idade, raça, gravidez, estresse, certos medicamentos, genética ou história familiar, colesterol elevado e obesidade. No entanto, o melhor preditor de diabetes tipo 2 é sobrepeso ou obesidade. Quase 90% das pessoas que vivem com diabetes tipo 2 estão acima do peso ou têm obesidade.

O que você pode fazer para prevenir a diabetes?

O diabetes 2 é bastante evitável. Estudos descobriram que mudanças de estilo de vida e pequenas quantidades de perda de peso na faixa de 5-10% podem prevenir ou retardar o desenvolvimento de diabetes tipo 2 entre adultos de alto risco. As intervenções de estilo de vida, incluindo dieta e atividade física moderada a intensa (como caminhar por 150 minutos por semana) foram utilizadas nestes estudos para produzir pequenas quantidades de perda de peso. O desenvolvimento do diabetes foi reduzido de 40% para 60% durante esses estudos, que durou três a seis anos. Prevenir o ganho de peso, aumentar os níveis de atividade e trabalhar com pequenas quantidades de perda de peso se você estiver com excesso de peso pode ter um grande impacto na probabilidade de desenvolver diabetes no futuro. Até agora, o gerenciamento de peso é a melhor coisa que você pode fazer para evitar o desenvolvimento de diabetes.

O que você pode fazer se você já tiver diabetes?

Pequenas quantidades de perda de peso (perda de 10 quilos ou mais) podem diminuir as quantidades dos medicamentos necessários para manter seus níveis de açúcar no sangue dentro de um intervalo saudável, reduzindo os níveis de glicose no sangue, além disso, reduz o risco de complicações diabéticas. Em última análise, uma melhor nutrição, aumento da atividade física e controle dos níveis de glicose no sangue podem atrasar a progressão do diabetes e ajudar a prevenir as complicações associadas à doença.

http://www.cdc.gov/diabetes/living/index.html
The National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK).

Statistics on Diabetes: www.diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/statistics/http://www.diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/statistics/ Last updated February 2015.

Deixe um comentário