Instituto Movere finalista do Prêmio Saúde
30 de novembro de 2012 - Ivo Mortani

Ontem foi um grande dia para o Instituto Movere, ficamos entre os três finalistas do Premio Saúde da Editora Abril, na categoria Políticas Públicas contra Obesidade.

Desde 2004 o Instituto Movere vem combatendo a Obesidade Infantil. Nesses oito anos foram atendidas mais de 1500 crianças e adolescentes diretamente e indiretamente 4500 pessoas. Mais de 32 mil atendimentos foram realizados. Também nesse período, capacitamos 1000 profissionais da área de saúde que hoje atendem a demanda em suas comunidades, impactando um número expressivo de crianças e adolescentes. Em 2006 fomos considerados tecnologia social com o projeto “Prevenção e Tratamento da Obesidade em Crianças e Adolescentes na Escola”, realizado em parceria com uma escola pública de São Paulo. Os projetos do Movere impactam importantes parâmetros da saúde de crianças, adolescentes e suas famílias, com melhora significativa da auto-estima, diminuição do peso, da circunferência da cintura, da porcentagem de gordura, e aumento da massa muscular. Além de significativas alterações alcançadas nas capacidades físicas voltadas para a saúde, como força, flexibilidade e agilidade. Os resultados alcançados fazem do nosso projeto uma ferramenta sustentável, principalmente quando pensamos em políticas públicas de saúde. Apesar de não termos ficado em primeiro lugar ontem, saímos vitoriosos e mais fortalecidos, e com a certeza que estamos no caminho certo.

Podemos resumir nosso sentimento em relação à premiação usando uma citação de José Saramago que diz o seguinte: “O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.” Portanto, o que para nós continua sendo definitivo é a jornada que trilhamos no combate a obesidade.

Vera Lucia Perino Barbosa
Presidente do Instituto Movere

Deixe um comentário