Aperfeiçoamento em Obesidade Infanto-juvenil
5 de maio de 2010 - Ivo Mortani

O curso está voltado a ampliar os conhecimentos e habilidades dos profissionais na assistência à saúde dos adolescentes e jovens obesos, ampliando seu conhecimento nos temas: crescimento e desenvolvimento, conseqüências e problemas clínicos, princípios e prescrição da atividade física e nutrição comportamental, que devem interagir através de um enfoque interdisciplinar evitando-se visões fragmentadas, apenas de cada especialidade e/ou disciplina.

METODOLOGIA PEDAGÓGICA

O curso de Aperfeiçoamento será baseado em aulas teórico-expositivas e práticas, utilizando-se de recursos audio-visuais, divididos em 4 módulos descritos a seguir:

I Módulo – Aspectos Gerais da Obesidade, início com a realização de palestra que abordará o histórico do projeto em foco, principais conferências internacionais que direcionem as políticas nacionais e internacionais de saúde e apresentação de dados sobre Epidemia da Obesidade na Infância e Adolescência, apresentando, também, o perfil dos profissionais e característica da demanda. Em seguida, será abordada a questão do estatuto ECA. Nesta etapa, o I módulo chama a atenção para a importância do conhecimento do tema. É sabido que muitas das pessoas que trabalham com crianças e adolescentes não conhecem o estatuto. Neste módulo poderão ser identificadas as maiores dúvidas em relação ao tema para fins de conhecimento e aplicação.

II módulo descreve quais as Causas e Conseqüências da obesidade Infantil, tema extremamente importante, pois trata dos sinais, sintomas e diagnóstico aos quais os profissionais devem estar atentos.

III módulo o assunto é a “Prevenção e tratamento da obesidade infantil” , no qual serão abordadas as várias formas de prevenção e tratamento, inclusive a cirurgia e o medicamento.

IV módulo descreverá a idéia central do curso de capacitação, com depoimentos da equipe interdisciplinar sobre sua experiência no Instituto Movere e abordagem da metodologia utilizada. Pautado em critério didático, o IV módulo será dividido em duas partes: a primeira dedicada a conceitos e pressupostos teóricos sobre o tema focando a importância do trabalho interdisciplinar.

A segunda parte estará estruturada no momento prático da capacitação, quando os profissionais receberão treinamento para a realização de teste e mensuração, dando início às questões conceituais e discussões de caso.

Confira algumas imagens do curso:

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O curso visa transmitir aos profissionais da área de saúde e educação, os conceitos sobre: diagnóstico e prevenção da obesidade e suas conseqüências, o estado de saúde presente e com projeção futura da criança obesa, sensibilizando a mobilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância do tema. Nesse aspecto ,ressalta -se os cuidados nutricionais a serem adotados visando preservar o crescimento e o desenvolvimento adequado a idade, orientar as atividades físicas a serem adotadas , respeitando a capacidade física e a individualidade de cada criança e adolescentes, e por final a partir da utilização dos conhecimentos adquiridos , aplicar o método do Instituto Movere, hoje considerado ideal às condições brasileiras.

CORPO DOCENTE

Ricardo Augusto Yamazaki – Advogado. Dirigente e Assessor Legislativo da Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania. Professor da Escola Superior de Advocacia. Presidente da Comissão de Ex-Presos Políticos do Estado de São Paulo. Ex-Conselheiro da Fundação CASA. Presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Subsecção do Ipiranga.

Prof. Dr. Osmar Monte – Professor e coordenador do departamento de fisiologia e endocrinologia pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Profa. Dra. Vera Lúcia Perino Barbosa – Mestrado em Ciências na Saúde Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, Brasil. Especialização em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo, Brasil. Fundadora e Presidente do Instituto Movere de Ações Comunitárias. Autora do livro “Prevenção da Obesidade na Infância e na dolescência exercício, nutrição e psicologia.

Luzia Winandy – Graduada em Psicologia clinica pela FMU- Faculdades Metropolitans Unidas, São Paulo – SP. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de São Paulo –USP. Curso de extensão em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – SP. Especialista em Psicopedagogia (pós latu senso) pela UNICAP –Universidade Católica de Pernambuco. Formação em Psicoterapia de Casal pelo Instituto Sedes Sapietiae – SP . Formação em  Psicoterapia de crianças no CPPL-Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem – Recife-PE. Formação em Psicoterapia Breve no Centro de Terapia Clínica do Recife-PE.

Prof. Dr. Raul Santo – Professor de Anatomia e Fisiologia Humana e do exercício na Escola de Educação Física da Polícia Militar; Professor de Fisiologia do Exercício na Universidade Católica de Goiás (PUC); Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo em Alto Nível pela Russian State Academy of Physical Education – Institute of Physical Culture of Moscow; Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; Especialista em Anatomia Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; Professor Mestre e Doutorando pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina; Professor e Pesquisador do Centro de Medicina da Atividade Física e Esporte – CEMAFE – Escola Paulista de Medicina.

Thaís Arthur – Graduada em Nutrição pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é nutricionista do grupo de obesidade infantil do Hospital das Clínicas. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, escolares, pregas cutâneas e bioempedância elétrica.

Mariana Del Bosco Rodrigues – Graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2000), especialidade em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (2002) e Mestrado Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em obesidade e nutrição infantil. Clínica Halpern e Sarin.

Entre outros convidados

Coordenação:
Profa. Vera Lúcia Perino Barbosa
Prof. Dr. Osmar Monte

PÚBLICO ALVO

Nutricionistas, Professores de Educação Física, Médicos, Biomédicos, Fisioterapeutas, Fisiologistas, Psicólogos, Farmacêuticos, Enfermeiras, Educadores, RH de empresas.

DATA E HORÁRIO

O Curso de Aperfeiçoamento em Obesidade Infanto – Juvenil, terá inicio em 8 de Maio, aos sábados, das 14:00 horas às 18:00 horas e termina em 19 de junho.

LOCAL

Rua Desembargador Rocha Portela , 947  – Arthur Alvim, São Paulo
(próximo a estação Arthur Alvim do Metrô)

CONTRIBUIÇÃO

R$ 250,00. Vagas limitadas!

Confirmação de inscrições e pagamentos até o dia 6 de maio.

Via depósito identificado:

Banco: Bradesco
agência: 0108
conta corrente: 185088-1
CNPJ: 06284677/0001-85

Favor enviar o comprovante do depósito para o endereço:
info@institutomovere.org.br

INSCRIÇÕES ABERTAS!

[form 1 “Aperfeiçamento em Obesidade Infantil”]

Deixe um comentário